12 Setembro

C-Tec se associa ao programa de troca de pontos da Bayer

AS VANTAGENS DO PRIMEIRO PROGRAMA DE PONTOS DO SEGMENTO AGRÍCOLA, VOLTADO PARA PRODUTORES RURAIS QUE COMPRAM PRODUTOS DA EMPRESA.

Companhias aéreas, cartões de crédito e até farmácias já haviam se destacado por recompensar seus clientes regulares com pontos que depois podem ser trocados por prêmios e outras vantagens. No segmento agrícola, porém, a iniciativa inédita coube à Bayer, com a criação do Programa de Pontos.

O programa é uma ampliação de um projeto-piloto que a empresa havia criado para os clientes diretos, dentro do Bayer AgroServices. O objetivo era estender a clientes indiretos, distribuidores, lojas e cooperativas.  “Passamos um ano dedicados a esse processo de reestruturação”, comenta o diretor de Acesso ao Mercado da Bayer CropScience, Ivan Moreno.

O executivo explica que o novo programa funciona da seguinte maneira: a cada R$ 1 em compras de produtos Bayer, o cliente ganha 1 ponto.  Para a troca, há mais de 300 itens disponíveis, que podem ser acessados conforme a pontuação. Eles vão de um simples canivete a televisores, câmeras, aplicações aéreas, consultoria agrícola, de gestão da propriedade, entre outros. “A intenção é renovar o portfólio constantemente”, informa.

Mais do que pontos

Moreno faz questão de ressaltar que a meta do programa não se baseia apenas no acúmulo e na troca de pontos. Outro objetivo, segundo ele, é fazer com que os fornecedores participantes da Rede AgroServices ofereçam serviços ao grupo e obtenham pontos como recompensa. “É uma forma de levar inovação ao campo”, diz.

Há também a novidade da “customização” por parte dos distribuidores. “Eles podem criar ações que envolvam o seu próprio programa de pontos”, informa. “Essa forma múltipla de interagir melhora a relação e a fidelidade nossa com nossos distribuidores e deles com nossos clientes em comum”.

A meta do projeto é ambiciosa: chegar a 30 mil clientes cadastrados até o final do ano. O diretor da Bayer explica que, no Brasil, a adesão a programas de fidelidade ainda é baixa. “Apenas 7% da população participa desse tipo de programa, contra 50% dos chilenos e 80% dos americanos e canadenses”, compara. “Apesar disso, acredito que dá para chegar na meta.”  Um dos motivos da confiança é o crescente número de jovens que estão assumindo posições importantes na produção agrícola brasileira. “Eles são mais afeitos às novidades”, diz.

Na moto e no trator

Um dos primeiros clientes a fazer a troca de pontos por meio desse Programa de Pontos da Bayer foi Maurício Gresele, de Juruá, no noroeste do Rio Grande do Sul.  O jovem agricultor de 23 anos usou seus 35 mil pontos para adquirir uma GoPro, minicâmera utilizada para documentar esportes de ação, mergulhos e passeios.

O hobby de Gresele é fazer trilhas de moto pela região de belas paisagens, segundo ele. “É uma mistura de áreas planas, montanhosas, de bonita natureza”. O produtor divide com o pai o trabalho na propriedade de 400 hectares, voltada para os plantios de soja, milho e trigo.

Nos últimos dois meses, o trabalho na fazenda tem sido intenso e pouco tempo tem sobrado para o lazer. Então, vem usando sua câmera no trabalho mesmo. “Coloco no trator e registro a colheita”, diz e completa que está aguardando ansiosamente pela próxima trilha para usar sua nova GoPro.

Saiba mais: https://www.pontos.bayer.com.br/CustomerService/FAQ